quarta-feira, 26 de agosto de 2009


Foi inaugurado no dia 05 de novembro de 2008 o Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju, pelo qual São Sepé passou a ter acesso ao Ensino Superior com Cursos de Educação à Distância das maiores universidades públicas do Estado: UFRGS, UFSM e UFPEL.
A Administração Municipal e a Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho mantém o Polo que integra o Programa do MEC- Universidade Aberta do Brasil.
A inauguração foi realizada pelo Vice-Prefeito Luiz Fernando Tonetto, a Secretária de Educação Paula Ferreira Machado, a Coordenadora da EAD da UFSM, Profª Cleusa Maria Alonso e a Coordenadora do Polo de São Sepé Lourdes Giacomolli Osorio.

sábado, 15 de agosto de 2009

Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju - São Sepé - RS

O Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju marca de modo significativo o início de uma nova era na educação e na cultura local, abrindo novos horizontes e perspectivas. O conhecimento passa a ser acessado por muitos e estabelece de forma dialógica a troca de saberes entre todos participantes.
A revolução tecnológica e a Educação a Distância provocam no cenário atual uma grande inclusão nas ações educativas e mostram, também, a importância da parceria do Governo Federal com os Municípios, fato que viabilizou a criação do Polo de Educação Superior Sepé Tiaraju, através do programa Universidade Aberta, do Ministério da Educação e Cultura.
A Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho e Administração Municipal através da Coordenação de Projetos juntamente e com a Secretaria de Educação e Cultura tomaram para si o dever de concretizar essa conquista. Hoje temos o acesso ao Ensino Superior público e gratuito em São Sepé, mas cabe ressaltar que é o município que oferece e mantém este espaço para o ambiente universitário.
O Polo situado na Rua Plácido Gonçalves, 1352, é estruturado de acordo com as exigências do MEC. Os laboratórios de Informática possibilitam aos alunos que frequentam o Polo o acesso aos cursos de graduação e pós-graduação. A Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferecem cursos em São Sepé. No Polo são oferecidos dois cursos de graduação e três de pós- graduação. A equipe do Polo é constituída de sete professores tutores presenciais, auxiliar de biblioteca, técnico em informática e o coordenador do Polo dividem responsabilidades, somam atitudes propositivas e ações junto às Universidades e aos Coordenadores dos Cursos que possibilita oferecer um ensino a distância de qualidade aos atuais 159 alunos.
Um Polo de Educação a Distância não é apenas um espaço físico habitado por um universo de pessoas reunidas por um comum desejo de formação e de aperfeiçoamento científico e cultural. É também o local gerador de conhecimento e de qualificação profissional, que exige dos gestores públicos ações contínuas para a formação de indivíduos conscientes, comprometidos e preparados para a vida.